Dúvidas mais frequentes
GESTOR DA CONTA
FUNCIONAMENTO DA PLATAFORMA
- Que tipos de vídeos são encontrados na PaideiaPlay? Videoaulas?
A PaideiaPlay disponibiliza documentários, obras de ficção, jornalismo científico e cultural, além de programas de TV educativos, não havendo videoaulas entre os mais de 1200 vídeos mapeados pela BNCC.
- Como assinar a PaideiaPlay?
A assinatura da PaideiaPlay é feita diretamente na plataforma, via internet. O futuro gestor da conta se cadastra na plataforma, escolhe um plano e conclui o acesso ao período de testes gratuito de sete dias. Após este período, a assinatura será confirmada se o gestor não fizer o cancelamento.
- Como funciona o período gratuito de testes
Toda assinatura da PaideiaPlay começa com um período de teste gratuito de sete dias, após o qual, será considerado que o cliente autoriza que o primeiro pagamento (dos planos mensal ou anual) seja imediatamente cobrado pelo método de pagamento escolhido. Caso o cliente não queira a assinatura, deverá fazer o cancelamento antes do término do período de Teste Gratuito. Vale destacar que a plataforma não envia notificações sobre a proximidade do término do período de Teste Gratuito.
- Como cancelar a assinatura?
A assinatura da PaideiaPlay pode ser cancelada a qualquer momento. Feito o cancelamento, a cobrança automática será suspensa, assim como o acesso à plataforma, após o período de vigência do período de assinatura contratado e pago, seja mensal ou anual, conforme previsto no CONTRATO DE ASSINATURA – TERMOS E CONDIÇÕES.
- A PaideiaPlay tem vendedores?
A PaideiaPlay não tem vendedores diretos. A assinatura deve ser feita exclusivamente na plataforma, mesmo nas situações em que PaideiaPlay esteja sendo representada por um consultor comercial, que dará as devidas instruções sobre o processo de assinatura. De forma nenhuma faça pagamentos diretamente a pessoas que se apresentem como representantes da PaideiaPlay.
- Quais as opções de assinatura que as escolas têm na PaideiaPlay?
A PaideiaPlay oferece seis modalidades de assinaturas. Em todas elas existe um perfil de acesso para o Gestor da Conta e uma quantidade variável de perfis de acesso para professores
1) Ensino Fundamental 2 - disponibiliza à escola assinante: 12 perfis de professores;
2) Ensino Médio - disponibiliza à escola assinante: 16 perfis de professores;
3) Ensino Fundamental 2 + Ensino Médio - disponibiliza à escola assinante: 12 perfis de professores do EF2 e 16 do EM (total: 28 professores);
4) Ensino Fundamental 2 Extra - disponibiliza à escola assinante: 18 perfis de professores;
5) Ensino Médio Extra - disponibiliza à escola assinante: 24 perfis de professores;
6) Ensino Fundamental 2 + Ensino Médio Extra - disponibiliza à escola assinante: 16 perfis de professores do EF2 e 24 do EM (total: 42 professores).
- Quantos e quais professores da Escola assinante podem usar a plataforma?
Todos os professores cadastrados na PaideiaPlay podem usar a plataforma. O número de professores varia com o pacote assinado.
- Com quantos alunos da Escola Assinante um vídeo pode ser compartilhado?
Não há limites de compartilhamento quanto ao número de alunos, desde que os alunos estejam matriculados na escola assinante, o que está estabelecido por contrato. O compartilhamento com terceiros ou com alunos de escolas não assinantes está sujeito às penas contratuais. A PaideiaPlay, a seu critério, pode monitorar o compartilhamento.
- Quais as formas de pagamento aceitas?
O pagamento pode ser feito por boleto bancário ou cartão de crédito.
- Há algum tipo de desconto quanto ao tipo de assinatura e à forma de pagamento?
Os diferentes tipos de pacotes, que combinam dois segmentos e/ou aumentam o número de perfis, embutem descontos consideráveis na assinatura. Descontos significativos adicionais nestes pacotes também são obtidos na modalidade de assinatura anual.
- Se eu não gostar do serviço, como posso encerrar a assinatura?
A plataforma oferece a possibilidade de encerramento da assinatura no próprio perfil do gestor durante o período de teste gratuito e, depois, antes que o período de cobrança da mensalidade ou anuidade se encerre, conforme estabelecido no contrato de assinatura.
PROFESSORES
FUNCIONAMENTO DA PLATAFORMA
- Os vídeos mapeados pela plataforma abordam diretamente as unidades temáticas da BNCC?
Os vídeos indicados pela PaideiaPlay podem abordar temas relacionados direta ou indiretamente aos conteúdos da BNCC. Torna-se fundamental a análise do professor sobre a conveniência de usar ou não o vídeo para apoiar a aprendizagem de um determinado conteúdo.
- Um vídeo pode ser utilizado para substituir uma aula?
Documentários, obras de ficção, jornalismo científico e cultural, e programas de TV educativos não são como uma aula em vídeo. Como obra elaborada para um público amplo em busca de informação e entretenimento, precisa ser colocada num contexto de aprendizagem, usada como fonte de informação e também como fator de motivação. Por isso, a PaideiaPlay considera que estas obras não devem ser usadas para substituir direta e isoladamente a abordagem do professor.
- Na pesquisa de vídeos na plataforma, o professor consegue encontrar exatamente o tema a ser abordado em uma determinada aula?
Os temas dos vídeos são bastante variados, podendo atender ou não à abordagem proposta e/ou o detalhe de conteúdo pretendido pelo professor. Daí a importância de se fazer uma pesquisa prévia, comparando vídeos que abordam a mesma Unidade Temática/Objetos de Conhecimento, Habilidade e/ou Conteúdo, para que a inserção nas atividades seja a mais efetiva possível.
- Quais os parâmetros usados para pesquisar e selecionar vídeos na PaideiaPlay?
O professor pode pesquisar/filtrar vídeos pelo segmento da turma (Ensino Fundamental 2 ou Ensino Médio), o ano do segmento escolhido, a Unidade Temática/Objetos de Conhecimento estudados e a Habilidade a ser desenvolvida. Estes parâmetros podem ser usados isoladamente ou em combinação, tornando a pesquisa bastante versátil. O professor pode também pesquisar vídeos utilizando palavras-chave que se refiram ao conteúdo curricular estudado ou à temática do vídeo indicada na sinopse. Um último recurso de pré-avaliação é própria a leitura da sinopse. Como último passo da seleção, o vídeo deve ser assistido.
- Além dos parâmetros de pesquisa disponibilizados pela plataforma, que outros critérios o professor deve usar ao buscar um vídeo para usar em uma dada atividade?
O critério mais importante é a adequação da obra à abordagem proposta pelo professor. Ou seja, o vídeo não ocupa necessariamente o centro desta abordagem, devendo ser escolhido como ferramenta de apoio ao ensino, na introdução, desenvolvimento ou conclusão do tema. Por exemplo, o professor de História está trabalhando a Habilidade “Conhecer as teorias sobre a origem do homem americano” (EF06HI04), com enfoque na “Pré-história Brasileira”, ao longo de três aulas. Ao pesquisar na PaideiaPlay, entre outras obras sobre o assunto, ele encontra um documentário que, segundo a sinopse, investiga vestígios arqueológicos na Serra da Capivara e sua relação com aspectos sociais e culturais dos moradores da região. Ou seja, embora mostre os sítios arqueológicos relacionados às teorias sobre a origem do homem americano, o vídeo não tem como tema central o que está proposto na Habilidade. Porém, ao assistir o documentário, o professor percebe que a obra tem um enfoque voltado para a conservação dos sítios arqueológicos, o que depende da comunidade que vive no seu entorno. Isso indica a possibilidade de inserir o vídeo antes da primeira das três aulas, para ser assistido de forma remota, para que na sala de aula, o tema “importância da preservação dos vestígios da história” seja abordado na introdução do tema. A obra servirá como fator motivador do estudo. Nela, os alunos conhecerão, além dos sítios arqueológicos mais importantes da Serra da Capivara, o valor deles, as comunidades do entorno e as estratégias de preservação. A capacidade do vídeo de fornecer informações complementares, portanto, é um critério a ser levado em conta, para que possa ser inserido e adaptado à abordagem do professor.
- É possível compartilhar vídeos com todas as turmas de um mesmo professor?
Sim, usando seu perfil, o professor pode compartilhar vídeos com todas as turmas da Escola Assinante, nas quais leciona a disciplina cadastrada em seu perfil na plataforma.
- Quantos vídeos podem ser compartilhados pelos professores com seus alunos?
Na PaideiaPlay não há limite numérico de compartilhamento de vídeos. No entanto, o uso dos vídeos deve ser criterioso, sendo importante cuidar para que os alunos não sejam sobrecarregados e/ou saturados por este recurso. A quantidade aproximada de vídeos a ser usada semanalmente pode ser pré-estabelecida pela escola ou entre os professores.
- O professor pode acessar vídeos de outras disciplinas, além da que leciona?
O professor pode acessar somente os vídeos da disciplina cadastrada em seu perfil. Se um professor é responsável por mais de uma disciplina na Escola Assinante, deverá fazer um segundo perfil para a segunda disciplina.
- O professor que trabalha em mais de uma escola pode usar a plataforma para compartilhar vídeos com alunos de escolas que não assinam a PaideiaPlay?
Não. O uso da plataforma por cada perfil de professor está restrito, por contrato, à Escola Assinante. O compartilhamento com terceiros ou com alunos de escolas não assinantes está sujeito às penas contratuais. A PaideiaPlay, a seu critério, pode monitorar o compartilhamento.
GESTOR DA CONTA E PROFESSORES
O USO ROTINEIRO DOS VÍDEOS MAPEADOS PELA PAIDEIAPLAY
- Considerando que a BNCC tem como pressuposto somente a indicação das Habilidades para cada área do conhecimento, como foram classificados os conteúdos dos vídeos do Ensino Médio?
Considerando esta característica da BNCC, optamos por utilizar como referência o Currículo Paulista Etapa Ensino Médio para as Unidades Temáticas/Objetos de Conhecimento. É importante destacar, entretanto, que a classificação das Habilidades associadas aos conteúdos dos vídeos, seguiu a BNCC do Ensino Médio como referência.
- O professor deve assistir o(s) vídeo(s) que pretende compartilhar com seu alunos?
É fundamental que o professor assista o(s) vídeo(s) que compartilha com os alunos, para que verifique a adequação ao conteúdo abordado e para que possa inserir adequadamente a obra às atividades propostas.
- Qual a periodicidade ideal para uso de vídeos nas atividades de ensino?
Na PaideiaPlay não há limite numérico de compartilhamento de vídeos. No entanto, será importante cuidar para que não ocorra sobrecarga de atividades usando este recurso.
- A escola deve orientar os professores sobre a frequência de uso da plataforma?
A quantidade aproximada de vídeos a ser usada semanalmente pode ser pré-estabelecida pela escola ou entre os professores. A PaideiaPlay recomenda um vídeo por semana, inicialmente, aumentando-se gradativamente o número de vídeos semanais, na medida em que os alunos se habituem ao recurso e se sensibilizam para os gêneros audiovisuais utilizados, até quatro ou cinco vídeos.
- A PaideiaPlay tem um número fixo de vídeos mapeados ou há variação neste número?
O número de vídeos é variável. Mensalmente são acrescentados novos títulos mapeados pela BNCC. Também, podem ser retirados vídeos por baixo compartilhamento, reavaliação de seu potencial de utilização e devido a sua retirada das plataformas que os oferecem.
- Um vídeo mapeado pode não ser encontrado no link indicado? O que fazer se isso acontece?
Sim. Um vídeo pode ser retirado de uma plataforma pelo detentor dos direitos de uso da obra, sem aviso ao público. A PaideiaPlay conta com mecanismos de verificação, mas os professores podem indicar que o vídeo não foi encontrado clicando no botão “Não encontrou o vídeo?”. Quando um vídeo é retirado de uma plataforma, é pesquisado um novo link de acesso a obra ou a página do vídeo é retirada da PaideiaPlay.
- Os vídeos indicados pela PaideiaPlay apresentam propagandas?
Como os vídeos mapeados pela PaideiaPlay estão nas mais diversas plataformas de vídeo abertas, seu conteúdo não é livre de propagandas. Grande parte deles apresenta propagandas antes de seu início, enquanto outros podem apresentar propagandas inseridas em intervalos ao longo da exibição. Estas propagandas ajudam as plataformas a custear sua operação e manter seus conteúdos. Normalmente, não são exibidas propagandas consideradas impróprias, mas, mesmo assim, todas elas oferecem o recurso de “pular” o anúncio alguns segundos depois do seu início. Será de grande valia instruir os alunos sobre esta possibilidade.
- O professor deve assistir o(s) vídeo(s) que pretende compartilhar com seu alunos?
É fundamental que o professor assista o(s) vídeo(s) que compartilha com os alunos, para que verifique a adequação ao conteúdo abordado e para que possa inserir adequadamente a obra às atividades propostas.
- Qual a periodicidade ideal para uso de vídeos nas atividades de ensino?
Na PaideiaPlay não há limite numérico de compartilhamento de vídeos. No entanto, será importante cuidar para que não ocorra sobrecarga de atividades usando este recurso.
- A escola deve orientar os professores sobre a frequência de uso da plataforma?
A quantidade aproximada de vídeos a ser usada semanalmente pode ser pré-estabelecida pela escola ou entre os professores. A PaideiaPlay recomenda um vídeo por semana, inicialmente, aumentando-se gradativamente o número de vídeos semanais, na medida em que os alunos se habituem ao recurso e se sensibilizam para os gêneros audiovisuais utilizados, até quatro ou cinco vídeos.
- A PaideiaPlay tem um número fixo de vídeos mapeados ou há variação neste número?
O número de vídeos é variável. Mensalmente são acrescentados novos títulos mapeados pela BNCC. Também, podem ser retirados vídeos por baixo compartilhamento, reavaliação de seu potencial de utilização e devido a sua retirada das plataformas que os oferecem.
- Um vídeo mapeado pode não ser encontrado no link indicado? O que fazer se isso acontece?
Sim. Um vídeo pode ser retirado de uma plataforma pelo detentor dos direitos de uso da obra, sem aviso ao público. A PaideiaPlay conta com mecanismos de verificação, mas os professores podem indicar que o vídeo não foi encontrado clicando no botão “Não encontrou o vídeo?”. Quando um vídeo é retirado de uma plataforma, é pesquisado um novo link de acesso a obra ou a página do vídeo é retirada da PaideiaPlay.
- Os vídeos indicados pela PaideiaPlay apresentam propagandas?
Como os vídeos mapeados pela PaideiaPlay estão nas mais diversas plataformas de vídeo abertas, seu conteúdo não é livre de propagandas. Grande parte deles apresenta propagandas antes de seu início, enquanto outros podem apresentar propagandas inseridas em intervalos ao longo da exibição. Estas propagandas ajudam as plataformas a custear sua operação e manter seus conteúdos. Normalmente, não são exibidas propagandas consideradas impróprias, mas, mesmo assim, todas elas oferecem o recurso de “pular” o anúncio alguns segundos depois do seu início. Será de grande valia instruir os alunos sobre esta possibilidade.
USO DO AUDIOVISUAL NA EDUCAÇÃO
- Qual a diferença entre uma vídeo-aula e um vídeo mapeado pela PaideiaPlay?
Um documentário, filme de ficção ou programa educacional não são como uma aula em vídeo, não podendo ser usado para substituir a abordagem do professor, seja numa aula expositiva ou de laboratório. Como obra elaborada para um público amplo em busca de informação e entretenimento, precisa ser colocada num contexto de aprendizagem, usada como fonte de informação e também como fator de motivação.
- Qual a diferença entre documentário, ficção e programas educativos?
Estes são gêneros televisivos que podem ser definidos, basicamente, da seguinte maneira:
a) Documentário: tem por objetivo apresentar uma visão da realidade na tela, ou seja, é uma obra não ficcional.
b) Ficção: obra criada com o objetivo de apresentar uma narrativa imaginária, ou seja, criada pela imaginação.
c) Programa educativo: obras que têm por objetivo oferecer diretamente informações específicas ao telespectador, geralmente relacionadas ao saber escolar.
- O que é melhor? Apresentar o vídeo para toda a turma na escola ou usar em atividade extraclasse?
A forma como o aluno vai assistir aos vídeos mapeados pela PaideiaPlay, se presencialmente, em atividade remota, em grupo ou individualmente, deve ser definida estrategicamente. Assistir em grupo permite uma imediata troca de impressões, debates mais ou menos aprofundados e outras dinâmicas na sala de projeções ou na sala de aula. Assistir individualmente permite um nível mais aprofundado de análise, com realização de diversas atividades extraclasse e posterior discussão e avaliação presencial (aprendizagem ativa) ou mesmo online (no caso de ensino hibrido).
- É melhor usar um vídeo para introduzir, desenvolver ou concluir um conteúdo?
Não há uma predefinição para uso dos vídeos. O professor deve combinar fatores como: conteúdo e forma de abordagem na Unidade Temática/Objetos de Conhecimento/Habilidade, conteúdo e forma de abordagem do vídeo, tipo de uso (presencial ou remoto). Na maior parte das vezes um vídeo pode ser usado em qualquer etapa do ensino, desde que contextualizado ao processo. Por exemplo: um vídeo mostrando como funciona uma indústria de plásticos pode ser usado como introdução da Unidade Temática “Materiais e suas propriedades”; ou durante o desenvolvimento da abordagem sobre Transformações Químicas; ou como conclusão das Unidades Temáticas relacionadas a Habilidade “Propor soluções seguras e sustentáveis para o uso do plástico”. Tudo vai depender de como o professor insere o vídeo em sua abordagem, podendo, inclusive, utilizar diversos vídeos que se complementem e possam ser usados em diferentes momentos da abordagem.